19 de fevereiro de 2014

Minuto Unesp: O e-book gratuito discute a contribuição do educador paulista Theodoro de Moraes, na história da alfabetização no Brasil.

 

2 de fevereiro de 2014

Projeto Copa do Mundo 2014 com Objetivos, Conteúdos e Sugestões de Atividades

JUSTIFICATIVA
O Futebol é um esporte extremamente  competitivo,  seja nos gramados ou fora dele. Prova disso  são as frequentes discussões entre membros de  torcidas rivais. No âmbito escolar não é diferente, a competição acontece diariamente seja entre turmas diferentes ou colegas de classe o que torna o ambiente propício à debates em classe , jogos externos e outros,  a fim de transformar o que seria simples discussão (que por vezes tem fim trágico)  em algo que venha somar nas experiências diárias na vida de cada indivíduo.
 Dado o momento atual em que todos as atenções estão voltadas para a Copa do mundo de Futebol mostra-se relevante a aplicação do presente projeto, pois através dele serão desenvolvidas competências pedagógicas na área, social, intelectual , política e cultural visando o enriquecimento de nossas aulas através da excepcional   história do futebol de nosso país em Copas do Mundo.

ABERTURA:

No dia 12 de junho será dado o pontapé inicial na Copa do Mundo  2014 no Brasil e nossa escola certamente não ficará de fora do evento.
Em um período determinado anteriormente a escola estará  realizando sua abertura oficial com o cronograma abaixo:


Projeto Copa do Mundo 2014 com Objetivos, Conteúdos e Sugestões de Atividades
  • Hino Nacional Brasileiro
  • Distribuição de Bandeirinhas 
  • Apresentações das torcidas organizadas e seus gritos de guerra.
  • Eleição da melhor coreografia da música ( Eu te amo meu Brasil).
  • Slide curiosidades da Copa.
  • Concurso de melhor poesia de Copa.
  • Competição "torta na cara" sobre curiosidades da Copa do Mundo 
  • Sorteio de times e seus devidos oponentes
  • Despedida - Comes e bebes (comidas africanas e brasileiras)
OBJETIVO GERAL

 *Conhecer a história das Copas fazendo uso dela para trabalhar competências curriculares através de temas relevantes como diferenças étnicas, sociais e culturais , valorizando o contexto social e político em que cada evento acontece, não deixando de fazer a interdisciplinaridade a fim de que o educando venha ter um melhor aproveitamento no presente projeto.

OBJETIVOS ESPECÍFICOS
Conhecer, respeitar e valorizar  a cultura de cada País envolvido no evento;   
  •  Reconhecer a importância  da história de nosso País em Copas do Mundo;   
  • Compreender a necessidade  do trabalho coletivo para o sucesso do grupo;
  • Analisar o interesse econômico de cada País envolvido;
  • Compreender que o Brasil alcança valorização mundial a cada Taça levantada;
  • Identificar os países participantes da Copa do Mundo 2014;
  • Conhecer as contradições de nosso país.

Objetivos Língua Portuguesa
Ler corretamente os textos propostos, compreendendo sua mensagem.
  • Reconhecer o significado correto das palavras.
  • Interpretar corretamente os textos propostos.
  •  Identificar a escrita correta das palavras.
  • Destacar os sinais de pontuação, compreendendo suas aplicações.
  • Produzir os textos de forma  coerente e ortograficamente  correta.
  •  Reconhecer as letras do alfabeto diferenciando vogais de consoantes dentro dos textos propostos.
  • Separar e classificar corretamente as sílabas. 
  •  Reconhecer os adjetivos pátrios. 
  •  Produzir slogans de forma criativa e coesa e coerente.
  •  Elaborar anúncios e propagandas. 
  • Realizar pesquisas e colher dados diretamente ligados  ao tema do projeto.

CONTEÚDOS E SUGESTÕES

Língua Portuguesa

Tipos de texto- informativo, descritivo, etc...
Alfabeto
Famílias silábicas
Sílabas
Adjetivos pátrios
Slogans
Anúncios e propagandas
Pesquisas
Vocabulário
Ortografia
Sinais de pontuação
Produção Textual

Sugestões de Atividades:

Leitura e interpretação de texto informativo
Descrição de países envolvidos na Copa ou de seus jogadores
Utilização de expressões futebolísticas para trabalhar letra inicial, vogais e consoantes.
Família silábica de objetos utilizados em jogos de futebol como ( bola, cartão, trave, gramado, camisas etc)
Separação e classificação das sílabas do nome de jogadores de nossa Seleção
Listagem em mural elaborado em grupo de adjetivos pátrios de cidades onde nasceram os jogadores da Seleção Brasileira.
Criar individualmente ou em grupo slogans e ilustrá-los.
Manipulação de dicionário a fim de obter significado de palavras pouco utilizadas, mas que estão inseridas em nosso Hino.
Utilização de texto informativo do País sede da copa para identificar sinais de pontuação e sua aplicação nas palavras.
Produção de texto individual ou coletivo sobre a história do Brasil em Copas do Mundo.

Objetivos Matemática

Aplicar as quatro operações corretamente dentro de problemas contextualizados
  • Ler , escrever, comparar e ordenar os numerais ordinais seguindo a sequência de colocação de cada time no Ranking da FIFA.
  • Reconhecer figuras geométricas utilizadas na elaboração do desenho de um estadio de futebol.
  • Fazer cálculos de diferença de fuso horário de cada país da copa aplicando a operação correta de acordo com os problemas propostos pelo  educador
  • Elaborar gráficos de desempenho dos países em Copas do Mundo e fazer comparações entre eles.
  • Montar a  tabela da copa  e através dela fazer cálculos dos times que podem se encontrar  na final do evento.
  • Elaborar( utilizando sucata)  materiais esportivos e realizar compra e  venda fazendo os devidos cálculos dos gastos e lucros.

Matemática

Numerais ordinais
Geometria
Operações
Medidas de tempo
Gráficos
Tabelas
Quantidade
Sistema monetário

Sugestões de Atividades:

Colocação dos países campeões de Copas do Mundo em escala de 1 a 100.
Posição de alguns países no Ranking da FIFA ( Alemanha, Brasil. Arábia Saudita, Argentina, Itália etc ...)
Confecção de cartões utilizados pelo juiz, e maquetes de campos de futebol com suas diversas formas geométricas
Situações problema envolvendo times, países e jogadores de futebol.
Gráfico do desempenho do Brasil desde a primeira copa do mundo até a atual.
Montagem de tabela de jogos da Copa de 1994 ou a que o professor preferir
Cálculo de venda de material esportivo
Elaboração pelos alunos de produtos esportivos, anúncio e venda dos mesmos  em feira montada na própria sala de aula com dinheiro sem valor.

Objetivos Ciências
Enfatizar a importância de uma boa alimentação para a saúde do corpo humano e sobretudo para um bom condicionamento físico dos jogadores.
  • Identificar e listar corretamente as partes do corpo humano.
  • Listar os animais das savanas que correm risco de extinção
  • Enumerar os benefícios que a água pode trazer ao jogador durante uma partida de futebol e aos seres humanos em geral
  • Comparar a vegetação da Amazônia brasileira com a de outros países.
  • Conscientizar os alunos sobre o perigo do uso de drogas no meio futebolístico e na vida
  • Confeccionar murais e ou maquetes com o tema AS SAVANAS 
Ciências

  • Alimentação
  • Partes do Corpo
  • Animais em perigo de extinção
  • Água e seus nutrientes
  • Vegetação
  • Drogas

Sugestões de Atividades

  • Pesquisa sobre a alimentação utilizada por jogadores de futebol.
  • Desenho do técnico da seleção e listagem das partes de seu corpo
  • Pesquisar sobre a importância da água durante uma partida de futebol.
  • Comparação entre a vegetação africana e a brasileira
  • Estudo dos animais da fauna brasileira que sofrem risco de extinção
  • Montagem de mural com curiosidades sobre animais da fauna brasileira
  • Palestra sobre DOPING e os prejuízos que ele trouxe à vida de alguns atletas flagrados no exame.

Objetivos Geografia

  • Reconhecer o clima dominante em cada país e as causas da variação de país para país.
  • Identificar o continente a que pertence cada seleção participante da Copa 
  • Confeccionar bandeiras
  • Discutir formas de governo expressando sua opinião a cerca do melhor sistema.
  • Refletir sobre as causas das desigualdades sociais no Brasil e analisar as possíveis soluções para o problema

Geografia 

As desigualdades sociais no Brasil
Clima
Países e continentes
Bandeiras 
Formas de Governo 
Fome 

Sugestões de Atividades

Debate sobre o tema: As desigualdades sociais no Brasil
Utilizar um país de cada continente e fazer a comparação de clima entre ele e por que existem diferenças
Fazer em Mural a listagem de Continentes e distribuir cada pais no devido espaço
Fazer comparações entre as formas de governo de dois países que participam da Copa 2014
Apresentar slides das dificuldades encontradas em algumas regiões do Brasil em termos de água e alimentação abrindo espaço para que as crianças indaguem, socializem e discutam procurando meios de resolver o problema.
Pedir que apresentem a solução em forma de apresentação teatral ou produção textual
Pedir que façam comparação por escrito entre o Brasil  e os outros países participantes da copa

Objetivos História

  • Reconhecer a origem do futebol
  • Pesquisar sobre Charles  Miller e  a importância de sua existência para a história do futebol.
  • Elaborar cartazes sobre o surgimento da Copa do Mundo
  • Realizar pesquisas entre os idosos da comunidade como forma de interação e valorização do conhecimento do outro
  • Conhecer a história de um dos maiores ídolos do futebol mundial (Pelé) e elaborar caricaturas dele ou de jogadores considerados figurinhas carimbadas da copa.
História

Como nasceu a copa do mundo?
Quem foi Charles Miller?
Em que país nasceu o futebol?
O rei do Futebol

Sugestões de Atividades

Pesquisa sobre a vida de Charles Miller e sua importância para o futebol 
História do Surgimento da Copa em papel metro com ilustrações feitas pelos alunos
Pesquisa sobre os principais artilheiros de todas as copas
Pesquisar entre os idosos da comunidade o jogador mais importante de cada década na opinião deles anotar, discutir junto aos colegas e a partir da discussão fazer texto coletivo.
Escrever as diversas lendas a cerca do surgimento do futebol e ilustrá-las formando uma pequena história 
Escrever a biografia de Pelé e fazer caricaturas do rei do Futebol

Objetivos Educação Física
  • Identificar e listar os benefícios do alongamento e sua necessidade antes de qualquer atividade física .
  • Reconhecer e respeitar as regras envolvidas em um torneio de futebol.
  • Educação Física
  • Torneio de futebol ( Copinha)
  • Alongamento


Sugestões de atividades 

Jogos programados pela escola entre séries
Estudo das regras a serem utilizadas no futebol
Palestra sobre alimentação no intervalo dos jogos
Slides sobre a importância do alongamento antes de cada partida.

Objetivos Artes

  • Criar um mascote , descrevê-lo e encaminhar o projetinho para a eleição do melhor mascote
  • Montar mosaicos de bandeiras 
  • Construiu maquete de estádio de futebol
  • Reconhecer cores primárias e secundárias 
  • Desenvolver habilidades artísticas através de desenho de mascotes de clubes de futebol ou de Copas do Mundo.
Artes 

Colagem
Pintura 
Desenho
Mosaico
Maquetes

Sugestões de Atividades

Elaboração e escolha da mascote de nossa Copinha.
Montagem de  quadros de mosaico com as bandeiras dos Países participantes da Copa
Confecção de bandeirinhas dos países que participam do evento
Construção de maquete de estádios de futebol
Desenhar a mascote do Brasil na Copa de 2014
Estudo das cores primárias e secundárias a partir da pintura de bandeiras de Países.

Objetivo Música

  • Cantar o Hino Brasileiro corretamente.
  • Desenvolver o gosto pelo ritmo musical  através de composições de gritos de guerra com acompanhamento
  • Conhecer característica de cada década através de músicas cantadas em copas anteriores
  • Confeccionar instrumentos a partir de materiais sucateados.
Música

Hino Brasileiro
Músicas das Copas
Gritos de Guerra
Hinos de times de futebol a qual pertencem alguns jogadores da Seleção
Instrumentos musicais vindos da África e utilizados no Brasil 

Sugestões de Atividades

Montar Bandinha para execução do Hino Brasileiro todas as manhãs
Pesquisar músicas das Copas e verificar o que pode ter mudado no Brasil através dela como, por exemplo, em 1970 cantávamos 90 milhões em ação ...
Dividir a sala em grupo e pedir que cada um crie um grito de guerra premiando aquele que for mais votado pelos professores
Utilizando sucatas fazer a confecções dos instrumentos da Bandinha 

 
Objetivos Pluralidade Cultural

  • Combater o preconceito através do conhecimento do costume de cada povo.
  • Definir racismo através de painéis com reportagens evidenciando a prática.
  • Respeitar a África enquanto berço cultural do qual o Brasil herdou vários costumes
Pluralidade Cultural

Etnia , Raça , Cor
Elementos africanos na cultura brasileira

Sugestões de Atividades

Ler e discutir textos informativos sobre preconceitos étnicos, raciais ou culturais 
Fazer comparações entre a cultura de nosso país e  a africana  definindo o  que herdamos deles e quais os motivos dessa herança.
Pedir que  definam  racismo e façam painéis com figuras e reportagens que retratem o preconceito.
Produção textual a respeito de preconceito de cor e seus prejuízos 
Elaboração de poemas com o tema : MUITOS PAÍSES DENTRO DO BRASIL?

Objetivos Ética

  • Estimular o educando a agir de forma a respeitar as regras do jogo e seus colegas de equipe bem como os adversários
  • Promover debates sobre a rivalidade entre países participantes da copa do mundo seus benefícios em campo e seus prejuízos fora dele.
  • Confeccionar cartazes de incentivo à paz entre as nações e a união de todos os povos.

Ética

União entre os povos 
Regras para um bom jogo

Sugestões de Atividades

Pedir que as crianças produzam cartazes  com  desenhos e /ou figuras que simbolizem a paz e a união entre os povos 
Debater sobre os benefícios do evento Copa do Mundo que consegue unir países rivais durante seus torneios 
Pedir que observem durante a Copinha  comportamentos adequado a serem  mantidos  em uma partida de futebol que possam contribuir para melhor rendimento e apresentação do time para listá-las em papel metro.

Objetivos Meio Ambiente

  • Pesquisar sobre poluição sonora e fazer a listagem dos prejuízos que podem causar .
  • Produzir panfletos sobre o lixo e seus prejuízos
  • Confeccionar latas de lixo . 

Meio Ambiente

Poluição Sonora e Visual
Lixo 

Sugestões de Atividades

Fazer uma análise dos benefícios e prejuízos que podem haver durante uma partida de futebol e fazer a listagem em cartazes.
Confeccionar latas de lixo decoradas para espalhar pela escola durante a Copinha.
Elaborar panfletos informativos sobre o lixo e seus prejuízos e distribuir durante a Copinha.

XXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXX
Nosso projeto terá sua culminância em espaço aberto um dia após a final de nossa
Copinha. Na oportunidade estaremos distribuindo as medalhas e os troféus ao 1°, 2° e 3° colocados.

Cronograma:

Hino Nacional Brasileiro
Entrega de troféus
  Entrega de medalhas de:

 Artilheiro 
Goleiro menos vazado
Melhor zagueiro
Honra ao mérito

Escolha da melhor torcida e premiação da turma com brinde a ser escolhido durante o andamento do projeto
Distribuição de brindes aos pais  como forma de agradecimento pelo apoio durante o projeto
Premiação do pai ou mãe mais presente durante o andamento da Copinha
Despedida 

Avaliação:

A avaliação será feita durante o andamento do projeto através de atividades orais  escritas, interesse , participação, assiduidade e pontualidade.


 

Curiosidades sobre Fuleco O Mascote da Copa 2014


Fuleco nasceu no dia 1º de janeiro de 2000
  • Ele é um tatu-bola do Nordeste brasileiro
  • O nome Fuleco foi escolhido em uma votação no programa Fantástico da Rede Globo

O nome recebeu 48% dos mais de 1,7 milhão de votos na eleição feita pela internet. Zuzeco (31%) e Amijubi (21%) eram as outras opções.

Fuleco terá 14 anos quando a Copa for disputada no Brasil. 
  • Sua cor azul representam o céu e a água do Brasil.
  • A ideia de ter um tatu bola como mascote da copa nasceu no Ceará
  • O tatu bola é o tipo de tatu  mais ameaçado de extinção de acordo com a Associação Caatinga
  • Pela primeira vez, a Fifa decidiu batizar o mascote e a bola oficial do Mundial com a ajuda da torcida.
  • Fuleco significa a mistura das palavras futebol e ecologia, de acordo com a FIFA
  • Fuleco comemora os gols com  a "Dança do Tatu". 
  • Os ídolos do mascote são Pelé e Ronaldo .

 

Referencial Curricular

RCNEI - Referenciais Curriculares para a Educação Infantil Volumes 1, 2 e 3

  1. O que é o RCNEI?
O Referencial foi concebido de maneira a servir como um guia de reflexão de cunho educacional sobre objetivos, conteúdos e orientações didáticas para os profissionais que atuam diretamente com crianças de zero a seis anos, respeitando seus estilos pedagógicos e a diversidade cultural brasileira. (Carta do Ministro - Introdução)

Os arquivos abaixo foram disponibilizados gratuitamente pelo MEC. 
 
           http://portal.mec.gov.br/seb/arquivos/pdf/rcnei_vol1.pdf


 
 

Geografia On Line

Jogos educativos para o ensino de Geografia: Localize cidades brasileiras no mapa!

 Muito interessantes, porque prendem a atenção! É preciso ficar atento para acertar a localização da cidade ou Estado indicados e clicar sobre a localização certa. Muito bons para fixar os conteúdos de Geografia durante atividades de Informática Educativa!





 
 

 
 

Dislexia

Apostilas Textos com orientação importante sobre dislexia - O que é? Qual o tratamento? Como lidar com o disléxico na escola?

                                                                                                              
        A seguir, diversos textos que podem interessar a quem precisa se aprofundar no assunto:  Clique e acesse cada um:

               
  • Desvendando o mundo secreto dos disléxicos, por Karina Karla da Silva, Margarida Dias e Midian Severina clique aqui.
  • Detecção dos sintomas da dislexia, por Marley Barbosa Richart e
    Fátima Eliana Frigatto Bozzo clique aqui
  • Dislexia - como identificar? Como intervir? Paula Telles aqui
  • Para uma melhor identificação da dislexia e disortografia aqui.
  • A importância da equipe interdisciplinar no diagnóstico da dislexia aqui.
  • Dislexia, fala e linguagem aqui.
  • O que é dislexia? Leila Bambino aqui
  • Estigmas escolares gerados pela dislexia aqui
  • A relevância do diagnóstico da dislexia e da intervenção de qualidade
     clique aqui

                      

 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 

Produção de texto

Atividades produção de texto ensino fundamental
Produção de texto para séries iniciais, produção de texto turma da mônica, atividades para o 3° ano, 4° ano e 5° ano do ensino fundamental, 100 atividades e tirinhas sobre produção de texto para imprimir.

Você sabia?
Que a crônica narra eventos e, por isso, produzir este tipo de texto mobiliza algumas estruturas linguísticas próprias, como os verbos no pretérito perfeito e imperfeito e as formas narrativas em primeira pessoa.
 
Atividades:
Produção de texto séries iniciais
Produção de texto turma da Mônica
Produção de texto 3° ano
Produção de texto 4° ano
Produção de texto 5° ano
100 atividades de produção de texto
Tirinhas para produção de texto