5 de agosto de 2008

O processo educativo


O processo educativo é uma espécie de estrada; às vezes sinuosa, às vezes linear, o educador é um "eterno" equilibrista que, através do desafio de continuar caminhando, constrói a sua História e auxilia o educando na reflexão sobre a vida. Pensamos que a música "Pra não dizer que não falei das flores" de Geraldo Vandré, bem como "Construtivismo", adaptação da música citada, traduzem percursos e trajetos realizados pelo professor. Reflitamos!Pra não dizer que não falei das floresGeraldo VandréCaminhando e cantando e seguindo a cançãoSomos todos iguais, braços dados ou nãoNas escolas, nas ruas, campos, construçõesCaminhando e cantando e seguindo a cançãoVem, vamos embora que esperar não é saberQuem sabe faz a hora não espera acontecer.Pelos campos, há fome em grandes plantaçõesPelas ruas, marchando indecisos cordõesAinda fazem da flor seu mais forte refrãoE acreditam nas flores vencendo o canhãoHá soldados armados, amados ou nãoQuase todos perdidos de arma na mãoNos quartéis lhes ensinam uma antiga liçãoDe morrer pela pátria e viver sem razãoOs amores na mente, as flores no chãoA certeza na frente, a História na mão.Caminhando e cantando e seguindo a cançãoAprendendo e ensinando uma nova lição...ConstrutivismoAdaptação de Pra não dizer que não falei das floresPesquisando, estudando, aprendi a liçãoEnsinar meus alunos sob nova visãoÉ assim hoje em dia, com grande interaçãoAprender é trabalho, é conquista, é açãoVem, vamos mudando, pois é hora de crescerRenovar a educação e fazê-la acontecerAprender é uma busca, é mudança de açõesConstruir em equipe, partilhar conclusõesHoje sei, não ensino, sou o medidorVou lançar desafios, novos rumos proporÉ preciso coragem e muita preparaçãoPartir da realidade pra buscar soluçãoVou de forma criativa planejar minha açãoIntegrar conteúdos e formar cidadãoA mudança é difícil mas não vou desistirConstruir é possível, é preciso investirSou apenas um mestre, não sou louco ou artistaBusco novos caminhos pra ser construtivista...

0 comentários: