PLURALIDADE CULTURAL
01 - IdentificaçãoInstituição:
Endereço:
Clientela:
Professores:
02 - Tema: Brasil, país de pluralidade cultural.
03 - Justificativa
No início do mês de setembro deste ano, o Brasil ficou chocado frente aos ataques terroristas ao EUA. Em sala de aula surgiram questionamentos sobre os conflitos existentes na região do Oriente Médio e suas razões, já que supõe-se que os ataques tenham partido de fundamentalistas daquela região.Esses questionamentos desembocam num outro questionamento, mais relacionado ‘a nossa realidade: por que no Brasil conseguem conviver tantas culturas e religiões diferentes sem conflitos sociais de grau elevado?Diante desse fato e de um quadro mundial marcado pela intolerância cultural e religiosa, que podemos visualizar ao longo da história, consideramos de grande importância ressaltar uma característica do Brasil que vem de encontro a esse quadro: a pluralidade cultural e a convivência _na maior parte das vezes_ pacífica entre as inúmeras raças que aqui se encontram miscigenadas.
04 – ObjetivosMostrar que o Brasil, apesar de toda crise política, econômica e o descaso dos governantes com a sociedade, é um país que possui qualidades a serem ressaltadas. Qualidades essas que se apresentam quando nos mostramos como um povo acolhedor e bastante tolerante.Analisar as diferentes culturas inseridas no contexto pluricultural brasileiro.Incentivar os alunos a perpetuar esse quadro de tolerância a culturas diferentes, valorizando-as.Mostrar que temos muito a aprender quando conhecemos culturas diferentes.
05 - DesenvolvimentoNum primeiro momento, os alunos vão responder, em casa, com a ajuda da família, uma entrevista que para coletar dados sobre sua descendência. Os entrevistados serão eles mesmos. A entrevista consta no anexo 1. O professor de matemática coletará esses dados e com os alunos fará estatísticas dos resultados. Orientará os alunos, então, a fazerem gráficos que representem os resultados das entrevistas no programa Microsoft Excel. O primeiro gráfico será dos povos que descendem e o segundo sobre as religiões dos alunos Os alunos irão ao laboratório de informática e, em duplas, reproduzirão nos computadores, no programa Microsoft Word, os gráficos feitos em sala de aula.Com os resultados da entrevista já computados, o professor de história vai dividir a turma em grupos que escolherão um dentre os povos que descendem, para fazerem uma pesquisa aprofundada: origem, língua, hábitos, costumes, vestimentas, comidas típicas, religião, raça, tradições e heranças presentes e inseridos em nossa cultura. Os alunos vão confeccionar cartazes onde será exposto o que de mais importante eles encontraram sobre o respectivo povo que pesquisaram. Esse cartaz ficará, a partir da apresentação, afixado nas paredes da sala de aula.A pesquisas serão apresentadas pelos grupos para toda a sala com a utilização, se solicitada, de trechos de filmes para demonstrar vestimentas, linguajar e demais traços culturais. O professor de história mediará então um debate sobre tudo o que foi apresentado, ressaltando herança, religião, culinária, hábitos e costumes dos povos estudados. Comparando os dados da pesquisa com a realidade atual do aluno e da comunidade: religião, costumes, culinária e hábitos. Analisando com os alunos como convivem em meio a essas tantas heranças culturais diferentes. O professor de português, em seguida, orientará os alunos a fazerem uma poesiaq ou uma música paródia sobre a pluralidade cultural brasileira.Terminados os trabalhos, os alunos irão ao laboratório de informática digitar o que fizeram. O professor de educação artística orientará os alunos a fazerem ilustrações sobre a poesia ou música (paródia) que fizeram. Essas ilustrações também serão reproduzidas nos computadores do laboratório de informática, no programa Paint; A turma será então, mais uma vez, dividida. Desta vez, de acordo com a religião que praticam. Orientados por todos os professores envolvidos no projeto, prepararão, cada grupo uma parte de um culto ecumênico que contará com a participação de toda a comunidade e a escola. Durante o culto, os grupos devem incluir citações sobre os povos estudados e/ou sobre as conclusões obtidas no debate.
06 - CulminânciaPara compartilhar os resultados do projeto, todos os trabalhos (pesquisas, cartazes, gráficos, poesias, músicas e desenhos) serão expostos num salão, onde será realizado também o culto ecumênico preparado pelos alunos, aberto a toda a escola e comunidade.
07 - RecursosMateriais: quadro de giz, giz, pincéis coloridos, cartolina ou craft, lápis de cor, papel A4, computador, impressora, tinta preta e colorida.Humanos: corpo docente, discente da escola e membros da comunidade.
08 - AvaliaçãoApreciação e análise, pelos respectivos professores, das entrevistas, pesquisas, gráficos, poesias, músicas, paródias e desenhos produzidos pelos alunos.
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