6 de outubro de 2008

Projeto - Histórias em Quadrinhos
Título: História em quadrinhosAlunos: 1ª a 4ª série Duração: 20 dias
Conteúdos específicos:
Características da linguagem das histórias em quadrinhos. Estudo de "balões", sequência de diálogos, temática, desenho em movimento.
Objetivo:
Levar o aluno a conhecer um outro tipo de discurso, a história em quadrinhos, ajudando-os também a distinguir a fala dos personagens da fala do narrador
Construir uma história em quadrinhos a partir de parâmetros adquiridos nos estudos anteriores.
Estratégia:
Conversa com todo grupo sobre o que é uma história em quadrinhos e quais as favoritas de cada um
Leitura individual de uma tirinha da turma da Mônica
Trabalho com a leitura em voz alta
Interpretação da sequência dos quadrinhos e discussão sobre a diferença entre um texto composto basicamente por diálogos e textos narrativos
Escolha do personagem favorito e seus desenhos em três posições: de frente, de lado e de costas
Levantamento dos nomes de personagens com uso de cartazes, ou seja, uso do ambiente alfabetizador para consulta
Propostas de caça-palavras, palavras cruzadas, ditado e leitura dos nomes dos personagens
Pesquisar sobre os tipos gráficos de balões onde estão escritos os textos: cada criança com um gibi em mãos, deverá registrar em sua folha aqueles encontrados
Conhecer a função comunicativa dos diferentes tipos de balões
Escrita nos balões: onomatopaicas, amorosas, de gritos, chorar, segrdos e canções
Criação de pequenos textos que se harmonizem com cada tipo de balão, como por exemplo, Cascão e Cascuda conversando: Você quer namorar comigo ? ou a Mônica muito brava com o Cebolinha: Cadê o meu coelhinho ?
Discutir em grupo a história de um personagem. Por exemplo, se quero escrever como Mônica, devo levar em consideração suas brigas com o cebolinha, seu jeito mandão, o fato de ser dentuça, etc. Em seguida, organizadas em duplas - com níveis conceituais próximos - as crianças conversam e escrevem o tema de seu personagem
Rascunho de uma história em quadrinhos
Construção individual da representação de idéias no papel
Traçado dos quadrinhos
Divisão da página em quadrinhos de maneira a acomodar e dar boa fluência de leitura aos quadrinhos
História em quadrinhos sanfonadas
Montagem de quadrinhos usando figuras de gibis para os alunos criarem a história
Avaliação:
Desenhar e escrever uma história em quadrinhos
Relacionar todos os conhecimentos estudados ao longo deste projeto, construindo com parâmetros e originalidade a própria história em quadrinhos
PRODUTO FINAL : HISTÓRIA EM QUADRINHOS CRIADA E ILUSTRADA PELOS ALUNOS
( INDIVIDUAL OU EM DUPLAS OU GRUPOS )

0 comentários: