20 de janeiro de 2009

Alfabetização


  1. Alfabetização é o termo que usamos quando nos referimos à aprendizagem da leitura e da escrita. Um indivíduo que sabe ler e escrever é considerado uma pessoa alfabetizada.
    MÉTODOS DE ENSINO
    São vários os métodos para se alfabetizar. Falaremos sobre os mais utilizados:
    1- Métodos de alfabetização predominantemente sintéticos2- Métodos de alfabetização predominantemente analíticos

    MÉTODOS DE ALFABETIZAÇÃO PREDOMINANTEMENTE SINTÉTICOS
    São métodos que levam o aluno a combinar elementos isolados da língua: sons, letras e sílabas.
    Os métodos predominantemente sintéticos podem ser:
    alfabéticos ou soletrativossilábicosfonéticos

    Alfabéticos ou soletrativosO aluno aprende:
    o nome das letras nas formas maiúscula, minúscula, manuscrita, etc.a seqüência do alfabeto.a combinar as letras entre si, formando sílabas e palavras.
    Silábicos
    O aluno aprende inicialmente a sílaba, a combinação entre elas e chega à palavra.
    Fonéticos
    O aluno aprende inicialmente os sons das letras isoladas e depois reúne em sílabas que formarão as palavras.

    MÉTODOS PREDOMINANTEMENTE ANALÍTICOS
    São métodos que levam o aluno a analisar um todo (palavra) para chegar às partes que o compõem.
    Os métodos predominantemente analíticos podem ser:
    palavraçãosentenciaçãocontos ou historietasnatural
    Palavração
    O aluno aprende algumas palavras associadas às suas imagens visuais. É usada a memória visual. Depois que o aluno já reconhece algumas palavras, estas são divididas em sílabas para formar outras palavras.
    Sentenciação
    O aluno parte de uma frase que a turma está discutindo, visualiza e memoriza as palavras e depois analisa as sílabas para formar novas palavras.

    Contos ou historietas
    É uma ampliação do método de sentenciação. O aluno parte de pequenas histórias para chegar nas palavras, sílabas e com estas sílabas formar novas palavras.
    Natural
    O método natural parte de um pré-livro que contém registros de conversas da classe sobre determinado assunto. É apresentado aos alunos aos poucos para a sua visualização. Depois dessa fase, passa-se para a leitura sonorizada de cada sílaba da palavra. A partir destas sílabas, o aluno forma novas palavras e novas frases.


    TÉCNICAS DE ALFABETIZAÇÃO
    São procedimentos de trabalho utilizados em sala de aula para facilitar a aprendizagem.
    As técnicas devem variar de acordo com as peculiaridades de cada aluno, cada professor e cada turma.
    As técnicas são divididas em dois grupos:
    técnicas de leituratécnicas de escrita
    Técnicas de leitura
    Utilização de cartões vazados para a orientação da leitura do aluno(da esquerda para a direita).
    Leituras de textos em conjunto.
    Utilizar jogos de memória, de associação "palavra-figura", dominós e atividades artísticas.

    O professor deve utilizar técnicas que orientem o aluno a seguir a direção esquerda-direita.
    A sala de aula deve conter livros, revistas e cartazespara haver contato da classe com estes símbolos gráficos.

    Técnicas de escrita
    A criança deve perceber a forma das letras.
    O professor deve formar, com as partes dos corpos de seus alunos, algumas letras.
    Desenhar a letra em tamanho grande, no quadro-de-giz, para que a criança percorra o traçado com o dedo.
    Ditados-mudos (cartões com uma figura, ao mostrar, as crianças devem escrever o que estão vendo.

    Os trabalhos devem sempre ter seu início marcado por um ponto e setas,para servir de direção esquerda-direita.

    AS TÉCNICAS DEVEM PROPICIAR UMA APRENDIZAGEM PRAZEROSA.

Nenhum comentário:

Postar um comentário