17 de maio de 2009

Dislexia




ANALISE BEM
Características gerais
A criança é inteligente e criativa – mas tem dificuldades em leitura, escrita e soletração.
Costuma ser rotulado de imaturo ou preguiçoso.
Obtém bons resultados em provas orais, mas não em avaliações escritas.
Tem baixa auto-estima e se sente incapaz.
Tem habilidade em áreas como arte, música, teatro e esporte.
Parece estar sempre sonhando acordado.
É desatento ou hiperativo
Aprende mais facilmente fazendo experimentos, observações e usando recursos visuais.

Visão leitura e Soletração
Reclama de enjôos, dores de cabeça ou estômago quando lê.
Faz confusões com as letras, números palavras, seqüências e explicações verbais.
Quando lê ou escreve comete erros de repetição, adição ou substituição.
Diz que vê ou sente um movimento inexistente quando lê, escreve ou faz cópia.
Parece ter dificuldades de visão, mas exames de vista não mostram o problema.
Lê repetidas vezes sem entender o texto.
Sua ortografia é inconstante

Audição e Linguagem
É facilmente distraído por sons.
Tem dificuldades em colocar os pensamentos em palavras. Às vezes pronuncia de forma errada palavras longas.

Escrita e Habilidade Motora
Dificuldades com cópia e escrita. Sua letra muitas vezes é ilegível.
Pode ser ambidestro. Com freqüência confunde direita e esquerda ou acima e abaixo

Matemática e gerenciamento do tempo
Tem problemas para dizer a hora, controlar seus horários e ser pontual.
Depende dos dedos ou outros objetos para contar. Muitas vezes sabe a resposta, mas não consegue demonstrá-la no papel.
Faz exercícios de aritmética, mas considera difícil problemas com enunciados.
Tem dificuldade em lidar com dinheiro.

Memória e cognição

Excelente memória a longo prazo para experiências, lugares e rostos. No entanto têm memória ruim para seqüências e informações que não vivenciou.

Nenhum comentário:

Postar um comentário