3 de agosto de 2008

Leitura de imagem

Título: Cultura Visual nas Olimpíadas: uma introdução Autora Mirian Celeste Martins

Séries - 7ª e 8ª séries do Ensino Fundamental
Tempo sugerido - Duas ou três aulas

Objetivos
Introduzir o estudo da cultura visual presente nas Olimpíadas, partindo de seus símbolos: emblema, cartaz, mascote e tocha;
Provocar a percepção e interpretação dos signos conectando-os às referências culturais das cidades hóspedes.

Introdução
A arte tem múltiplas formas de se revelar como linguagem de expressão e de comunicação humana. Para além das conhecidas pinturas e esculturas, ela está também presente no cotidiano, oferecendo seus códigos (cores, formas, linhas, texturas, materiais) e sua estética. Eventos internacionais de grande porte, como é o caso dos Jogos Olímpicos, já nascem com uma idéia visual, que se distribui por diversos aparatos: emblema, cartaz, mascote, tocha, medalhas, toda a comunicação visual dos vários tipos de esportes, website e material de divulgação. Toda essa produção, se analisada sob o ponto de vista simbólico, pode nos remeter à cultura do lugar que organiza os jogos e revelar o espírito da época em que são ou foram disputados.

Neste plano de aula, vamos criar uma competição entre os alunos para estimular justamente a análise visual de alguns ícones olímpicos de quatro Olimpíadas:
O cartaz dos jogos de Atenas de 1896O emblema, o cartaz e a tocha das Olimpíadas de 1960, em Roma
O mascote, o emblema e a tocha dos jogos de 1992, em Barcelona
Os mascotes, o emblema e a tocha dos jogos deste ano, em Atenas

Recursos didáticos
Cópias das imagens dos símbolos olímpicos que serão utilizados na atividade. Se os alunos forem observá-las no computador, não forneça a eles o link da página onde elas se encontram. Faça cópias e salve-as em um diretório de trabalho com nomes que não revelem a origem. Se você for imprimir as imagens para distribuição, lembre-se de não identificá-las também. Para copiar do site, clique com o botão direito do mouse sobre a imagem, escolha "Salvar imagem como..." e escolha um diretório de trabalho local. Lembre-se que, por questões de direitos autorais, elas não podem ser reproduzidas para divulgação.

Organização do espaço
Se a escola contar com laboratório de informática, as imagens podem ser observadas nos computadores e todas as etapas das atividades podem ser realizadas lá. Caso resolva imprimir as imagens, use a própria sala de aula. Forme equipes de 4 a 6 alunos para a competição.

Atividades______________________________________________________________

Primeira aula
Por meio de um sorteio, o que pode render parcerias inusitadas, divida a turma em grupos e explique que todos vão participar de uma competição diferente. O objetivo não é a vitória de um ou outro grupo, mas a troca do maior número de informações entre todos. Forneça às equipes as cópias das imagens (no computador ou impressas).
Explique as regras da primeira prova: Observe as imagens recebidas. Cada grupo ganhará 5 pontos a cada item que conseguir responder das questões abaixo e 10 pontos caso algum comentário seja exclusivo.
1. Quais dessas figuras você conhecem? O que se espera é que os alunos tragam respostas do tipo: a história da loba e os irmãos, símbolo da cidade de Roma; a coroa de louros; os cinco elos que são o símbolo das olimpíadas e dos 5 continentes; o friso e a coluna grega; os algarismos romanos.
2. Quais elementos lembram coisas conhecidas? Esperam-se respostas como o emblema de Barcelona lembra a obra de Miró, o artista espanhol que viveu nesta cidade; os mascotes lembram personagens de desenhos animados; o cartaz nos faz lembrar de cenários.
3. Qual é a imagem mais antiga e qual a mais recente?
Levante as respostas pedindo ao grupo para justificar as respostas ao restante da turma. Depois, calcule a pontuação de cada equipe. Nesse momento, estimule a troca de informação entre os alunos. Você poderá contribuir corrigindo alguns dados e fornecendo outros que complementem as lembranças dos alunos. É hora também de revelar de onde são todas essas imagens selecionadas. Terminada a primeira etapa, explique as regras da prova seguinte: Cada grupo deverá escolher agora duas imagens quaisquer e apresentar à turma uma comparação entre elas, buscando relações com o lugar e a época em que foram criadas. É preciso listar no mínimo uma semelhança e uma diferença entre elas.
Por exemplo, caso um grupo escolha o emblema de Roma (1960) e os mascotes de Atenas (2004), pode notar como semelhança o fato dos mitos e lendas estarem presentes em ambos os casos; e como diferença, o tipo de representação (mais fiel à realidade em Roma; mais estilizado em Atenas). Outro exemplo: no cartaz de Atenas de 1896 e no emblema de Atenas de 2004 são encontradas as coroas de louros, mas esta mesma semelhança pode ser apontada como uma diferença, pois no mais recente o desenho é linear e no mais antigo, o desenho apresenta efeitos de sombra e luz.
Vale 5 pontos cada item apontado. O grupo que tiver apresentado os itens mais inusitados ganha mais 10 pontos. Deixe que a própria turma julgue, expondo também os critérios de avaliação.
Finalize a aula com a terceira prova do dia (se o tempo estiver curto, reserve mais aula p/ atividade):
Cada grupo deverá escolher uma imagem, que será mostrada apenas a um integrante de outro grupo. Este fará a apresentação da imagem para a sua equipe utilizando a mímica, em um tempo pré-determinado. Se o mímico conseguir transpor a idéia expressa visualmente para o gesto e o grupo adivinhar a imagem, ganha 10 pontos.

Segunda (ou terceira) aula
Para encerrar a atividade proponha que, durante a próxima aula, os grupos façam uma apresentação oral e escrita (o formato de um telejornal é uma excelente opção) sobre o que aprenderam durante a competição. A cada apresentação, as demais equipes deverão dar notas de 0 a 5 aos colegas, levando em conta a clareza das falas, o conteúdo apontado, a ousadia das análises e a performance dos apresentadores. Se houver tempo disponível, dê continuidade à competição, pedindo que cada grupo faça uma pesquisa mais detalhada sobre um símbolo escolhido, comparando-a com outras imagens conhecidas. Para concluir, os alunos podem criar "medalhas olímpicas" para premiar com ouro, prata e bronze os vencedores.

Avaliação
Apresente aos alunos os critérios que você utilizará para avaliar o trabalho. Explique que você observará a participação individual e em grupo, o envolvimento nas atividades, o desenvolvimento dos conteúdos e o nível de percepção apresentado, isto é, o olhar não apressado que consegue descobrir detalhes, estabelecer comparações e conexões. Aproveite essa etapa para ampliar os aspectos que não foram bem explorados pela turma. Estimule a todo momento a sistematização dos conhecimentos que estão sendo trabalhados, pedindo aos alunos que se expressem sobre o que estão aprendendo. Faça também uma avaliação do próprio plano de aula, revendo o que foi competir. Ela terá gerado rivalidades ou o melhor foi entrar no jogo e ampliar conhecimentos?

Quer saber mais? Pesquise ainda sobre:
Sobre a origem lendária de Roma e a fundação da cidade Sobre os deuses que inspiraram os mascotes de 2004: Atenas, deusa grega da sabedoria e Phèvos, mais conhecido como Apolo, deus da luz e da música. Sobre Miró, navegue pela Fundação Miro em Barcelona e veja também imagens e biografia do artista em português.

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