5 de agosto de 2008

Preparem - se para as Olimpíadas!!!!!!



Artes Visuais:

O professor pode confeccionar com seus alunos um mascote de sucata, utilizando diversos materiais.Ou até mesmo montar um painel na sala com seus alunos, utilizando os mascotes, algumas coisas referentes a cultura Chinesa e até mesmo relacionada aos esportes.
Movimento:
Que tal uma mini-olimpíada na escola:O professor pode montar alguns jogos, dependendo da faixa-etária da criança, pode dividir a classe em países, as crianças podem escolher o país e confeccionar os próprios adereços, como faixas, bandeiras, grito de guerra, etc.

Culinária:

Outra idéia é ir para a cozinha e colocar a mão na massa, o professor pode fazer uma pesquisa sobre comidas típicas da China e juntamente com as crianças preparar um delicioso prato. Com isso, o professor poderá trabalhar a escrita, na hora de escrever a receita, matemática, na hora de verificar as medidas dos ingredientes e é claro a cultura do país, porque eles comem aquele prato.

Linguagem:

O professor pode pedir para as crianças fazerem pesquisas sobre as Olimpíadas, porque elas acontecem, qual o objetivo, etc.Que tal escrever uma carta para algum dos esportistas que irão para os jogos olímpicos.Essas são umas das muitas idéias que podem surgir para trabalhar o tema Olimpíadas.
As Olimpíadas de Pequim estão chegando e o pessoal anda eufórico, com este grandioso evento mundial.
Os Jogos Olímpicos de Verão de 2008, oficialmente conhecidos como os Jogos da XXIX Olimpíada, serão realizados em Pequim (Beijing), na República Popular da China de 8 a 24 de Agosto de 2008, com a cerimônia de abertura marcada para acontecer às 8:08 da noite em 8 de Agosto de 2008 (o número 8 tem significado de prosperidade na cultura chinesa).
O logotipo oficial das Olimpíadas 2008, chamado de "Pequim dançante", representa um caractere da escrita chinesa estilizado (que significa capital).
Mas, é claro que toda olimpíada não pode faltar o mascote e os chineses não só criaram um, mas 5 lindos mascotes para representar este evento, os Fuwa, foram revelados pela Sociedade Nacional de Estudos da Literatura Clássica Chinesa em 11 de novembro de 2005, exatamente 1000 dias antes do início dos jogos.Os Fuwa são cinco membros que incorporam peixe, panda-gigante, fogo, chiru e andorinhas.Eles correspondem aos cinco principais elementos da cultura chinesa: água, metal, fogo, madeira e terra. Porém nenhum deles representa metal e céu como um elemento. Cada Fuwa possui como sua cor primária uma das cinco cores da bandeira olímpica. Os Fuwa são chamados de Beibei, Jingjing, Huanhuan, Yingying, e Nini. Quando a primeira sílaba de cada um dos cinco nomes são ditas juntas o resultado é a frase em chinês (Běijīng huānyíng nĭ) que significa "Pequim recebe você".

São eles:

BeibeiSexo da mascote: femininoCor da mascote: azulSímbolo: peixePersonalidade: generosidade e purezaIdeal: prosperidadeEsportes: esportes aquáticosInspiração: imagens decorativas do Ano novo chinêsNotas: na cultura tradicional chinesa o peixe representa a prosperidade. O ideograma chinês para peixe é parecido com o da abundância.

Jingjing Sexo da mascote: masculinoCor da mascote: pretoSímbolo: pandaPersonalidade: honestidade e otimismoIdeal: felicidadeEsportes: halterofilismo, judô, etc.Inspiração: panda gigante, Dinastia Song e porcelanas antigasNotas: o panda é uma espécie ameaçada de extinção e um símbolo da China. Representa a coexistência entre a humanidade e a natureza
HuanhuanSexo da mascote: masculinoCor da mascote: vermelhoSímbolo: chama olímpicaPersonalidade: entusiasmoIdeal: paixãoEsportes: esportes com bola (futebol, basquetebol, handebol, etc.)Inspiração: desenhos de chamas nas Grutas de Mogao, também conhecidas como "Cavernas dos Mil Budas" foram declaradas patrimônio da humanidade pela UNESCO em 1987)Notas: Huanhuan representa o Lema Olímpico "Citius, Altius, Fortius" (Mais rápido, mais alto, mais forte)


YingyingSexo da mascote: masculinoCor da mascote: amareloSímbolo: antílope-tibetanoPersonalidade: vivacidade e astúciaIdeal: saúdeEsportes: atletismoInspiração: costumes do Tibete e Xinjiang (regiões autônomas do oeste da China)Notas: o antílope-tibetano é uma espécie ameaçada de extinção e símbolo do planalto tibetano
Nini Sexo da mascote: femininoCor da mascote: verdeSímbolo: andorinhaPersonalidade: inocênciaIdeal: boa sorteEsportes: ginásticaInspiração: andorinhas e as pipas (papagaios) chinesasNotas: na cultura chinesa a andorinha é considerada a mensageira da primavera, simbolizando boa sorte. O ideograma chinês para andorinha é usado também no ideograma Yanjing, antigo nome de Pequim. Nini usa uma pipa chinesa em formato de andorinha em seu chapéu.




0 comentários:

 

Criando e Recriando Template by Ipietoon Cute Blog Design