Por que trabalhar natureza e sociedade?
     A capacidade de 
observação e a curiosidade são características que devem ser constantemente 
desenvolvidas nas crianças para que elas questionem os "comos" e os "por quês" 
dos fenômenos do mundo.
     "Vivemos em nosso 
cotidiano sem entendermos quase nada do mundo. Refletimos pouco sobre o 
mecanismo que gera a luz solar e que torna a vida possível, sobre a gravidade 
que nos cola a uma Terra que, de outro modo, nos projetaria girando para o 
espaço, ou sobre os átomos de que somos feitos e de cuja estabilidade dependemos 
fundamentalmente. Com exceção das crianças (que não sabem o suficiente para não 
fazerem as perguntas importantes), poucos de nós dedicamos algum tempo a indagar 
por que é que a natureza é assim; de onde veio o cosmos ou se sempre aqui 
esteve; se um dia o tempo fluirá ao contrário e se os efeitos irão preceder as 
causas; ou se haverá limites definidos para o conhecimento humano". (Introdução 
de Carl Sagan para o livro "Breve História do Tempo", do físico Stephen 
Hawking).
     Conhecer diferentes 
culturas, respeitar (e valorizar) a diversidade - diferenças étnicas, culturais 
e sociais - dentro e fora da escola, assim como compreender como se dão esses 
fenômenos na natureza são aprendizagens que contribuem decisivamente para que os 
pequenos tenham um bom desenvolvimento quando chegarem ao 1º ano do Ensino 
Fundamental. Um bom trabalho com o eixo natureza e sociedade, portanto, é aquele 
que ajuda as crianças a aproveitar os conhecimentos que já possuem e 
relacioná-los às novas experiências estimuladas na pré-escola.
     As noções sobre a vida em 
sociedade contribuem para que as crianças compensem desigualdades sociais e 
culturais desde cedo. Uma das suas principais tarefas nessa fase é ajudar os 
pequenos a se adaptar ao meio. Isso significa trabalhar tanto a relação da 
criança com as outras pessoas quanto com o meio físico no qual se dá o seu 
desenvolvimento. Quando a criança pode conhecer e, principalmente, atuar sobre 
os fenômenos, ela compreende que as pessoas vivem em espaços e tempos 
determinados, e seguem normas estabelecidas entre si ou impostas pela 
natureza.


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