Ajudando seu aluno a 
conceituar
                   números naturais
    
    Você já observou crianças pequenas contando? 
Quando contam uma coleção de objetos, “recitam” números, muitas vezes “saltando” 
alguns e repetindo outros. Se os objetos estão espalhados, elas costumam contar 
alguns mais de uma vez e deixar de contar outros. Além disso, não é claro para 
algumas quando devem parar a contagem. Crianças neste estágio, ainda não 
desenvolveram o conceito de número, mas ele está presente em suas vidas – e isso 
incentiva suas primeiras tentativas de contagem. As crianças levam para a escola 
essa “vontade” de contar, que deve ser incentivada e explorada. 
a) Atividades de 
contagem
         Da mesma forma 
que uma criança aprende a falar enquanto fala (corretamente ou não), ela deve 
aprender a contar enquanto conta. Aproveite as muitas oportunidades que aparecem 
em sala de aula para contar. Sempre que for significativo para os alunos, conte 
(e peça para que as crianças contem) alunos, lápis, brinquedos, etc. Extrapole 
os limites de contagem das crianças (por exemplo, se elas só contam até 10, 
introduza a contagem com 15 ou 20 elementos). Não espere até que seu aluno tenha 
o conceito pronto para fazer contagens (isso seria como pedir que uma criança só 
falasse quando já soubesse fala corretamente).
b) Atividades 
estabelecendo relações entre coleções 
diferentes
         Estas atividades 
(correspondência um a um entre os elementos de duas coleções) conduzem á 
comparação de quantidades e preparam para o conceito de igualdade e desigualdade 
entre números.
Por exemplo: Distribua 
para cada aluno 6 canetas e 6 tampas de caneta. Pergunte: “Há mais canetas do 
que tampas?”
         Observe as estratégias utilizadas pelos 
alunos para comparar, pois algumas disposições espaciais podem causar 
dificuldades nos primeiros estágios. Peça então que os alunos retirem e coloquem 
as tampas nas canetas. Em seguida, repita a pergunta.
         Repita este tipo 
de atividade, variando os materiais e as quantidades envolvidas, sempre 
permitindo que seus alunos desenvolvam suas próprias estratégias de comparação. 
Você pode usar, por exemplo: pires e xícaras, os próprios alunos e suas 
carteiras, pedras pequenas e pedras grandes, etc. Aos poucos, os alunos devem 
concluir que a quantidades de objetos é independente da forma e do tamanho (por 
exemplo: podem existem menos pedras grandes que pedras pequenas, embora quando 
amontoadas, as pedras grandes ocupem um volume maior do que as pedras 
pequenas).
c) Atividades lúdicas
         Explore o gosto 
das crianças por jogos e brincadeiras para criar situações de 
aprendizagem.
Por exemplo: Jogo MAIOR LEVEZA
Para este jogo são 
utilizados 40 cartões, como ilustrado acima, que apresentam a representação 
numérica e pictórica dos números de 1 a 10 (podemos também usar as cartas de um 
a dez de um baralho). Os cartões são divididos por 2 
crianças.
Cada criança abre um 
cartão de seu monte os valores são comparados. Quem tiver o maior valor, fica 
com os dois cartões. Em caso de empate, novos cartões são abertos e o aluno que 
tiver o maior número nesta nova rodada ganha os quatro cartões. Ao final do 
jogo, ganha quem tiver mais cartões.
         Crie variações 
deste jogo, usando novos cartões com números e representações pictóricas de cada 
valor para ampliar o limite numérico (até 20, por exemplo).
* pesquisa retirada, resumida e adaptada do Programa Pró-Letramento (Matemática)


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